"Hoje acordei para ser feliz, nada menos que isso."

terça-feira, 7 de abril de 2009

Cecília Meireles...


Retrato

"Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?"



Não sejas o de hoje.
Não suspires por ontens...
não queiras ser o de amanhã.
Faze-te sem limites no tempo.
Vê a tua vida em todas as origens.
Em todas as existências.
Em todas as mortes.
E sabes que serás assim para sempre.
Não queiras marcar a tua passagem.
Ela prossegue: É a passagem que se continua.
É a tua eternidade.
És tu.


Morro do que há no mundo:
que vi, do que ouvi.
Morro do que vivi.
Morro comigo, apenas:
com lembranças amadas,
porém desesperadas.
Morro cheia de assombro
por não sentir em mim nem princípio nem fim.
Morro: e a circunferência fica, em redor, fechada.
Dentro sou tudo e nada.



"Aprendi com as primaveras a me deixar cortar para poder voltar inteira."
*
*
"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos,
há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam
mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas
e nos marcam para sempre."
*
*
"Tenho fases, como a Lua;
fases de ser sozinha,
fases de ser só sua."
*
*
"Basta-me um pequeno gesto,
feito de longe e de leve,
para que venhas comigo
e eu para sempre te leve..."



Nenhum comentário:

Postar um comentário