"Hoje acordei para ser feliz, nada menos que isso."

terça-feira, 7 de abril de 2009

Mário Quintana...



Nasci em Alegrete, em 30 de julho de 1906. Creio que foi a principal coisa que me aconteceu. E agora pedem-me que fale sobre mim mesmo. Bem! Eu sempre achei que toda confissão não transfigurada pela arte é indecente. Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão. Ah! mas o que querem são detalhes, cruezas, fofocas... Aí vai! Estou com 78 anos, mas sem idade. Idades só há duas: ou se está vivo ou morto. Neste último caso é idade demais, pois foi-nos prometida a Eternidade.Nasci no rigor do inverno, temperatura: 1grau; e ainda por cima prematuramente, o que me deixava meio complexado, pois achava que não astava pronto. Até que um dia descobri que alguém tão completo como Winston Churchill nascera prematuro - o mesmo tendo acontecido a sir Isaac Newton! Excusez du peu... Prefiro citar a opinião dos outros sobre mim. Dizem que sou modesto. Pelo contrário, sou tão orgulhoso que acho que nunca escrevi algo à minha altura. Porque poesia é insatisfação, um anseio de auto-superação. Um poeta satisfeito não satisfaz. Dizem que sou tímido. Nada disso! sou é caladão, introspectivo. Não sei porque sujeitam os introvertidos a tratamentos. Só por não poderem ser chatos como os outros?Exatamente por execrar a chatice, a longuidão, é que eu adoro a síntese. Outro elemento da poesia é a busca da forma (não da fôrma), a dosagem das palavras. Talvez concorra para esse meu cuidado o fato de ter sido prático de farmácia durante cinco anos. Note-se que é o mesmo caso de Carlos Drummond de Andrade, de Alberto de Oliveira, de Érico Veríssimo - que bem sabem (ou souberam) o que é a luta amorosa com as palavras.





"A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas."
*
*
"Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro"
*
*
"Não importa saber se a gente acredita em Deus: o importante é saber se Deus acredita na gente..."
*
*
"Amor é síntese...
É uma integração de dados...
Não há que tirar nem pôr...
Não me corte em fatias...
Ninguém consegue abraçar um pedaço...
Me envolva todo em seus braços...
E eu serei o perfeito amor."







Das utopias

"Se as coisas são inatingíveis...
Ora!não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A mágica presença das estrelas!"
*
*
Da Perfeição da Vida

"Por que prender a vida em conceitos e normas?
O Belo e o Feio...
O Bom e o Mau...
Dor e Prazer...
Tudo, afinal, são formas
E não degraus do Ser!"




BILHETE

"Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,enfim,
Tem de ser bem devagarinho, Amada,
Que a vida é breve, e o amor mais breve ainda"
*
*
DOS MILAGRES

"O milagre não é dar vida ao corpo extinto,
Ou luz ao cego, ou eloqüência ao mudo...
Nem mudar água pura em vinho tinto...
Milagre é acreditarem nisso tudo!"




Nenhum comentário:

Postar um comentário